1 Fev

Continuamos, nas aulas de Língua Portuguesa, a leitura e exploração de uma das obras do Plano Nacional de Leitura e recomendado para o estudo no 5º ano de escolaridade: A Menina do Mar , um dos livros para crianças mais conhecidos de Sophia de Mello Breyner Andresen.  

A Menina do Mar, é um mundo de palavras mágicas, onde se confrontam dois espaços distintos – a terra e o mar. A fantasia, a ficção surge-nos através dos inúmeros recursos estilísticos, nomeadamente as personificações e as comparações sobre figuras estranhas que povoam o texto, desde homens-peixes a peixes-homens, a sucos misteriosos ou a uma natureza colorida que geme, grita ou murmura. Todo o ambiente criado lembra um filme fantástico, feito de sons, de bailados, de gritos, de gargalhadas, de música, de movimentos, de cor, de luta, de faunas e floras estranhas ao mundo real do nosso conhecimento.

               Obra eterna e património da literatura infanto-juvenil, A Menina do Mar perdurará através de todas as gerações num apelo ao sonho, transportando o espectador ao mundo do imaginário, de uma poesia luminosa, repleta de canto, ritmo e harmonia.

Anúncios

Uma resposta to “”

  1. Diogo martins Março 16, 2011 às 20:46 #

    eu estou a gostar da aulas de l.p e c.n

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: